Lançamento do iPhone 6 e suas implicações no marketing

O lançamento do iPhone 6, ocorrido hoje, 09/09/14, foi um dos momentos da Apple mais aguardados do ano. Rumores de diversos tipos de design vazaram na internet ao logo dos últimos meses do que poderia ser o novo modelo do iPhone da Apple. Finalmente ele chegou, trazendo diversas melhorias em suas especificações técnicas e ainda veio acompanhado de sua versão phablet ou minitablet, o iPhone 6 Plus. Vejamos como esses novos aparelhos impactarão no marketing de varejo.

Comparacao-iPhone5s-iPhone6-iPhone6PlusFonte: Apple (Divulgação)

Tim Cook, CEO da Apple que assumiu após a morte de Steve Jobs em 2011, teve a responsabilidade de apresentar o que ele mesmo chamou de “O maior evento da história do iPhone”.  As cores dos novo iPhone 6 permanecem as mesmas do seu anterior iPhone 5s: cinza escuro, branco e douradoPhil Schiller, o vice-presidente de marketing da Apple, apresentou os dois novos modelos: o iPhone 6, com a tela de 4,7 polegadas, e o iPhone 6 Plus, com sua tela de 5.5 polegadas. Seguem algumas das principais novidades de ambos os aparelhos:

  • Tela de Retina HD e fortalecida com íons
  • Resolução da tela do iPhone 6: 1.334 por 750 pixels;
  • Resolução da tela do iPhone 6 Plus: 1.920 por 1.080 pixels (ou seja, full HD);
  • iPhone 6 plus vem com o novo processador da Apple, o A8;
  • Lançamento do IOs8;
  • iPhone 6 traz novos sensores, incluindo um altímetro-barômetro que auxiliará na prática de exercícios (nota-se que esse sensor é mais um fruto da parceria de longa data entre Nike e Apple);
  • Os novos modelos são compatíveis com 20 frequências de celular 4G, mas não foi indicado se haverá diferentes versões para diferentes países como aconteceu com o iPhone 5s – o que seria uma problema para o Brasil;
  • Modificações na câmera: sistema de foco mais veloz, função time-lapse que funciona também com a câmera frontal e recurso HDR agora funcionando também para vídeos.

Os preços do iPhone 6 nos EUA iniciam-se em 199 dólares (versão mais simples), passam por 299 dólares (iPhone 6 com 64 GB) e a melhor versão, iPhone 6 com 128 GB, custará 399 dólares. Todos os preços divulgados são com o contrato com uma operadora americana. Os preços do iPhone 6 desbloqueado são outros. Já os preços do iPhone 6 Plus variam de 399 a 499 dólares, também com o contrato da operadora. As vendas têm início, nos EUA, em 19 de setembro. Os preços e o início das vendas do iPhone 6 no Brasil, assim como as do iPhone 6 Plus, devem ser divulgados em breve.

Outro grande lançamento foi o Apple Watch, o relógio inteligente da Apple. Mesmo já chamado pelo público de iWatch, a Apple decidiu trabalhar o reforço da marca ao entrar no ramo de weareble ou computação vestível. Com o sistema Siri, o Apple Watch é funcional, compacto e elegante. Possui diferentes displays de relógios à disposição do usuário, além de poder comunicar-se com outro Apple Watch. Sua desvantagem é que ele sempre precisa de um iPhone para conectar-se à internet. Também nada foi falado sobre a duração da bateria. De todos os lançamentos da Apple hoje, talvez o Apple Watch seja o que mais precise de ajustes em breve – exatamente por ser um novo gadget e nós sabemos que quem realmente ajuda a melhorar os produtos lançados são os usuários.

novo-apple-watchFonte: Bloomberg

O site Mashable fez uma interessante compilação em 90 segundos sobre a apresentação da Apple:

Fonte: Mashable

Mas como o iPhone 6 e o Apple Watch impactarão no mobile marketing e no marketing de varejo?

Os novos produtos da Apple trazem mais uma novidade, o Apple Pay: sistema de pagamentos móveis da Apple. Com ele, basta aproximar o iPhone ou o Apple Watch de um terminal de pagamento para efetuar a transação. Isso porque o Apple Pay usa a tecnologia NFC para a troca de dados sem fio. Inclusive já postamos aqui há algum tempo como a tecnologia do NFC funciona e as facilidades que ela proporciona ao consumidor (não veio no iPhone 5 como comentamos algumas previsões, mas veio no iPhone 6). Além disso, utiliza também o sensor de impressões digitais Touch ID e Passbook, o aplicativo da Apple que era utilizado até então somente para armazenar ingressos e passagens. A marca da maçã fez parcerias com a Visa, Mastercard, American Express e outras empresas do ramo para implementar a tecnologia e a mesma já começa a ser usada em outubro deste ano.

Diante da popularização do iPhone no Brasil, as empresas de varejo precisam estar atentas à essa novidade que acompanha os novos aparelhos da Apple. Uma vez que os consumidores desejem utilizar as facilidades que o Apple Pay oferece, as lojas dos mais diversos segmentos deverão estar preparadas para atender à essa nova demanda. Os estabelecimentos que oferecerem a estrutura de leitores de NFC aos consumidores poderão ganhar o status de pioneiras e inovadoras, o que pode agregar valor às suas marcas.

E qual a novidade real que o iPhone 6 trouxe para o mercado de smartphones?

Muitos estão dizendo que nos últimos anos a Apple tem dado um freio na inovação e está trazendo ao mercado algo que já existia, mas não ainda com a marca da maçã. A tecnologia NFC já estava presente, por exemplo, no LG Nexus 4, lançado em 2012 – o que obviamente já gerou várias piadas na internet envolvendo o  iPhone 6 e o smartphone da sul-coreana LG. Na realidade, essa seria apenas uma das coisas em comum com os dois aparelhos. Seus principal concorrente, o Galaxy S5 da Samsung, ainda possui uma tela maior (5.1 polegadas) com resolução de 1.920 x 1.080 pixels – superior ao iPhone 6, RAM de 2 GB e câmera com o dobro da resolução (16MB). Este último ainda é resistente à água e à poeira. Quanto a essas vantagens da concorrência, não há dúvidas que ainda há um caminho a ser percorrido.

 

Comparacao-iPhone6-Nexus4Fonte: 9GAG

Então o que faz o iPhone 6 ser um sucesso? Dentre outros fatores, vamos concordar que há uma marca forte atrelada a um produto de qualidade com um design refinado, um branding excepcional e, porque não, um excelente trabalho de marketing.

 

Nayane-Monteiro

Nayane Monteiro é professora, consultora e pesquisadora na área de Marketing Digital, Comunicação e Novas Tecnologias. 

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s