O fim da internet: estamos preparados para isso?

E se a internet acabasse? Estaríamos preparados para essa situação?

O fim da internet

Fonte: Google imagens

O filósofo Dan Dennett acredita que isto pode acontecer e analisa as possíveis repercussões que isso acarretaria. Em uma matéria publicada na sessão de Tecnologia do site do jornal El País, o professor na universidade de Tufts fala um pouco sobre esse possível caos da humanidade. É possível ver a matéria completa clicando AQUI.

Percebe-se no texto de Dennet a aplicação da lei do pêndulo, uma vez que sobrevivíamos sem internet, agora precisamos da internet para viver e o futuro seria voltar a conviver sem a rede (?)

E as empresas? Iriam falir? Por isso que é tão importante os profissionais, principalmente de marketing, terem a consciência de que as ações integradas de marketing são as mais indicadas. Não é prevendo um futuro apocalíptico, mas, ao manter um relacionamento com o cliente sólido e verdadeiro, acredito que haveria pelo menos alguma chance de sobreviver no mundo sem internet.

Como comunicóloga, profissional de marketing e professora que estuda, ensina e defende o uso das ferramentas digitais, acredito que tais questionamentos “existenciais” são fundamentais para a construção de bases sólidas profissionais e do próprio conhecimento. Realmente o texto é um interessante convite à reflexão: quanto somos dependentes da internet?

Nayane Monteiro é mestranda em Administração na UFBA, MBA em Marketing pela FGV e graduada em Comunicação Social na UFC. É professora, palestrante e pesquisadora do CNPq nas áreas de marketing digital, mídias sociais e mobilidade. 

 

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s