Novas tendências do marketing na era digital: o novo processo de marketing – Parte 1

Definição e conceito de marketing digital ou marketing online temos muitos por aí. Particularmente, assim como a maioria dos acadêmicos que costumo acompanhar, acredito que não precisamos nos prender a uma definição para esse novo tipo gestão de marketing, mas precisamos sim entender quais as transformações que esse processo sofreu com as ferramentas digitais e, principalmente, como aplicá-las em nossas organizações. Vamos entender um pouco essas adaptações?

O primeiro passo de um processo de marketing é o entendimento do mercado e das necessidades dos clientes. Com a massificação da internet e a difusão das ferramentas digitais, sobretudo, das mídias sociais, a empresa pôde criar um canal direto com o cliente, além de ter acesso a um banco de dados de um tamanho surreal e bastante sincero. Descartando as informações falsas através dos perfis fakes, as organizações têm nas mãos a possibilidade de realizar um rico monitoramento de mercado e transformar essas informações em dados para a criação ou o melhoramento de seus produtos e serviços.

Após entender as necessidades dos clientes, o segundo passo é elaborar uma estratégia de marketing orientada para os clientes, com foco nas pessoas. Parece (e é) algo simples, mas não é raro encontrarmos empresas que insistem em manter a orientação de produto ou orientação de vendas. Em suas estratégias de comunicação através do Facebook, Twitter, Youtube, Pinterest ou quaisquer outras redes sociais da internet, essas organizações mantém o discurso exacerbado dos benefícios do produto ou serviço ou então o de autopromoção, objetivando claramente apenas um maior volume de vendas. Que tal pensar em ações que agradem as pessoas, deixando que elas falem bem da sua marca?

Continuaremos esta discussão no post Novas tendências do marketing na era digital: o novo processo de marketing – Parte 2.

Para entender melhor as transformações do marketing no mundo corporativo, conheça o Curso de Mídias Sociais nas Empresas.

.

Nayane Monteiro é professora universitária na área de marketing com ênfase em meios online.

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s