Facebook aluga filmes online

Facebook aluga filmes onlineMais uma para a história de Zuckerberg. Dessa vez sua turma resolveu atiçar o mercado de vídeos on-line. Em parceria com a empresa Warner Bros. Entertainment, o Facebook se lança no mercado de aluguel e venda de vídeos on-line e promete ameaçar o império do Netflix nos Estados Unidos.

Começaram pelas terras de lá, mas logo prometem sair desse grande estágio e ganhar o mundo. Logicamente, não é só querer. É necessário também que haja todo um esforço de banda larga acessível e aceitação cultural para que o negócio dê realmente certo no mundo (ver reflexões em “Facebook e Warner com aluguel de filmes e outros vídeos“).

Mas com todo esse império do Netflix, que armas o Facebook pode usar para ser ainda mais competitivo?

O Facebook não esconde que tem um forte conceito comercial em suas ações. Foi dessa forma que caiu de cabeça em iniciativas de publicidade on-line e também nos jogos. Até moeda de circulação interna o Facebook criou. Ele também não esconde a inspiração que consegue ter observando o mercado em sua volta. É com essa inspiração, através de inteligência de mercado, que o Facebook leva a público seus novos serviços quase sempre – quase mesmo – certeiros.

O que o Facebook tem de mais forte e desejado pelas empresas é o capital social acumulado através de cruzamento de contatos, conversações, influências de opiniões pessoais, dentre várias outras características. Através desses dados, a segmentação de público que ele pode fazer é algo fantástico. Imagine, então, tal segmentação, ofertando um momento bacana através de vídeo on-line. E mais: com preço acessível, fácil e rápido de comprar e você pode assistir sem precisar de uma grande aparelhagem, cabos nem nada, apenas Internet e um celular, por exemplo… Imaginou? Zuckerberg e Warner já, e bem.

O serviço entrou no ar apenas para usuários dos EUA em 6 de fevereiro de 2011. Foi lançado com preços deUS $ 3,00 ou 30 créditos na moeda do Facebook, a “Facebook Credits”. Para lançamento, alguns filmes conhecidos já estão disponíveis, como The Dark Knight. Os vídeos ficam acessíveis para serem assistidos em até 48h.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES:

.

W. Gabriel de Oliveira - Blog EmediataW. Gabriel de Oliveira (@wgabriel1) é professor de Marketing Digital, analista de estratégias Web e pesquisador. Mantém o blog wgabriel.net, onde comenta sobre internet e marketing.

Sobre wgabriel

http://wgabriel.net/wgabriel/

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s