2º Mashable Meetup

Valeu a pena enfrentar o frio cortante da manhã do sábado passado, dia 14 de agosto, para ir conferir o 2º Mashable Meetup no Auditório Philip Kotler na ESPM, em São Paulo. Os Meetups tiveram início com o “Social Media Day” que acontecem ao mesmo tempo em vários países e contam com o apoio da Mashable, referência em notícias sobre mídia digital, social, tecnologia e cultura web. Esses encontros são organizados pela própria comunidade de profissionais que acessam o site da Mashable para criar networking, trocar experiências com os palestrantes e criar oportunidade de interação nesse setor.

Com a organização do Beto Tercette, essa edição contou com a presença de Anderson Vilella (Blog do Vilella), Chico Montenegro (Mídia Boom) e Léo Naressi (Direct Performance). Um dos principais pontos abordados no bate-papo foi o planejamento nas ações em mídias sociais. Quando se opta por trabalhar nas redes, a primeira pergunta deve ser: qual o seu foco? A partir da determinação do objetivo da sua campanha (aumento de vendas, branding, etc) e após o monitoramento do que já está sendo produzido é que as ações nas plataformas adequadas poderão ser traçadas.

Outro ponto foi a variação dos profissionais que compõem um grupo de trabalho em mídias sociais. Redator, produtor e gestor são os profissionais básicos mas cada vez mais encontramos engenheiros e matemáticos para ficarem responsáveis pelas métricas e psicólogos ou sociólogos para estudarem o comportamento dos usuários das redes sociais. Uma equipe multidisciplinar é o ideal.

Fator recorrente em todas as conversas sobre mídias sociais, as métricas também foram citadas no Mashable Meetup. O analista deve avaliar qual a relação daqueles números com a empresa e com os acontecimentos no mundo. Número de tweets, comentários em um post, “curtir” no Facebook são exemplos de métricas mais simples. Tanto essas quanto as mais elaboradas devem ser analisadas com cuidado para a melhoria das ações. Vale lembrar também que mais do que a quantidade, deve-se monitorar a qualidade. Valorize e procure estar sempre próximo das pessoas que te acompanham, mesmo que sejam 10 ou 10.000!

Ao falar de gerenciamento de crises nas redes, os cases foram muitos. Apesar de essa situação ser sempre complicada, a regra é simples: não só justifique, mas justifique e resolva o mais rápido possível. Ao trabalhar com Internet, você está lidando com uma bomba que pode estourar a qualquer minuto. Bastam poucos minutos que um tweet fique no ar para que nasça uma campanha do tipo #CalaBocaQualquerCoisa. Fique atento ao que dizem sobre a sua marca e o que acontece ao redor dela. Trolls sempre existiram e sempre existirão. Deu problema? Gerencie a crise e resolva, não faça disso o maior problema do universo.

Por fim, falou-se sobre o bom-senso nas redes sociais. O analista deve tomar cuidado para sempre conseguir formas de interação sem ser intrusivo. Não adianta enviar 10 tweets por minuto sobre um determinado assunto, pois isso só vai gerar antipatia. Lembre-se que nas redes você está tratando diretamente com pessoas e essas relações podem ser frágeis. Se as pessoas não gostam da comunicação que estão recebendo, botões como “unlike”, “unfollow” e “block” estão ali para elas.

Foi excelente o bate-papo super descontraído do 2º Mashable Meetup. Quem sabe não teremos uma edição em Fortaleza? Aguardem!

3 pensamentos sobre “2º Mashable Meetup

  1. […] através da hashtag #MashMeetup). Estive no ano passado no Mashable Meetup São Paulo e escrevi aqui como foi a […]

  2. […] através da hashtag #MashMeetup). Estive no ano passado no Mashable Meetup São Paulo e escrevi aqui como foi a […]

  3. […] através da hashtag #MashMeetup). Estive no ano passado no Mashable Meetup São Paulo e escrevi aqui como foi a […]

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s