Feira do Empreendedor Ceará 2010 – Palestra sobre Redes Sociais com @Interney

Valeu à pena enfrentar o engarrafamento da hora do rush na Av. Washington Soares para conferir a palestra que rolou ontem na Feira do Empreendedor Ceará 2010 no Centro de Convenções. O palestrante? Edney Souza, mais conhecido no mundo digital por @Interney.

Redes Sociais não é uma “modinha”.

Edney começou sua palestra mostrando alguns números interessantes como a presença nas redes sociais de 67% da população brasileira que já acessou a Internet. Depois foi feito um passeio entre os aspectos sociológicos das redes sociais.

O ser humano (assim como todos os animais) é um ser social por natureza. O brasileiro, então, nem se fala. Toda vez que alguém toca no conceito de redes sociais, lembro do capítulo “O Homem Cordial” do livro Raízes do Brasil. Sérgio Buarque de Holanda fala da impossibilidade que o brasileiro tem em se desvencilhar dos laços familiares, gerando uma intimidade que o possibilita de chamar todos pelo primeiro nome (quando não pelo apelido). É o homem que tem o coração como ponte de suas relações, ao mesmo tempo em que tem muito medo de ficar sozinho. Essa é uma das razões pela qual o Brasil costuma liderar o ranking de países com mais perfis nas redes sociais.

Voltando à palestra, Edney mostrou ao público o caminho para a entrada e manutenção de uma marca nas redes sociais. O primeiro passo é sempre o diagnóstico. Saber como você e a sua concorrência estão posicionados nas mídias sociais irá definir todo o planejamento da campanha online. Nessa segunda etapa (planejamento) a criação de ambientes, as estratégias de diálogos, as ações e as métricas devem ser definidas. Muita atenção para essas últimas, pois serão elas que irão mensurar os resultados da campanha. Ferramentas para métricas existem várias (inclusive muitas emergentes). Escolha as que mais se encaixam no seu trabalho e mãos à obra!

Ok, a minha marca está nas redes sociais. E agora? Agora é partir para a gestão das mídias sociais. Alimente todas as ferramentas com periodicidade, dê retorno aos comentários e monitore a repercussão da marca nas redes. Caso isso não aconteça, todo o investimento feito vai por água abaixo num piscar de olhos. Além disso, lembre-se que deve haver um treinamento da toda a equipe sobre as novas mídias. Exemplo dado pelo Edney: imagina se um cliente chega à alguma empresa para buscar seu prêmio ganho pela promoção do Twitter e o recepcionista responde com “O que é Twitter?”? #Fail!!

No fim do evento, conversei com o Edney e trocamos algumas ideias sobre a maneira que o investimento as redes sociais é encarada nas diferentes regiões do Brasil. A conclusão chegada foi: você terá mais presença nas mídias sociais nas regiões com maior poder aquisitivo, é claro. Esse fator acaba facilitando a abertura das mentes dos empresários das regiões mais ricas para investir nesse segmento. E como as pessoas que trabalham com as novas mídias nas regiões com menores índices de acesso à Internet podem se destacar no mercado?Simples: seja o primeiro e faça bem feito. A responsabilidade é grande, mas o retorno pode ser maior do que se imagina.

SAIBA MAIS

Slides da apresentação “As Ferramentas das Redes Sociais a Serviço dos Negócios” – Feira do Empreendedor Ceará 2010 – @Interney

Feira do Empreendedor Ceará 2010

Local: Centro de Convenções do Ceará (Av. Washington Soares, 1141- Água Fria/Ed Queiroz)

Data: 04 a 07 de agosto

Valor: Inscrições gratuitas no site do evento

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